Sobre nós

O que é uma metodologia de ensino? – Diferentes abordagens

Será que estamos preparados para um futuro cada vez mais tecnológico? Nos últimos anos, o segmento da educação deu um verdadeiro “salto quântico” em termos de inovação, novas teorias e abordagens de metodologia de ensino. Diante de uma prática de ensino guiada por correntes mais tradicionalistas, que não conseguiam mais suprir as necessidades do mundo atual, novos paradigmas acabaram surgindo e se propagando em escolas públicas e privadas em todo o mundo.

O que é uma metodologia de ensino?

Mas, afinal, o que é uma metodologia de ensino? Uma metodologia de ensino é a aplicação de diferentes métodos no processo ensino e aprendizagem de uma ou mais áreas do conhecimento. Uma metodologia traz um conjunto de técnicas e ferramentas, como também uma perspectiva sobre o que deve ser ensinado, como deve ser ensinado, a quem deve ser ensinado, para qual fim e por quem deve ser ensinado. Essa metodologia em geral tem um viés ideológico ou uma concepção de mundo. Uma metodologia de ensino é também um caminho para se aprender e ensinar algo e esta referência é grega, “méthodos” significa caminho para chegar a um fim ou objetivo. É um processo didático, com suas fases, premissas, mensurações e outros aspectos próprios.

Os treinadores

Se o modelo tradicional de escola concebia um sistema seriado e engessado, baseado nas demandas da própria escola, na suposta superioridade do professor, em provas e testes que criavam exclusão e estereótipos, parece ter florescido novas concepções de ensino e aprendizagem, em que as necessidades de desenvolvimento do aluno estão no centro de todo o projeto de escola. Abordagens mais humanizadoras, simples, contínuas, inclusive para fora da sala de aula, parecem dialogar com os anseios de um mundo mais acelerado e tecnológico. 

23141241913330
teacher, property, plant-3765909.jpg

Metodos

O ensino de tecnologia também deve se basear em metodologias mais assertivas, inovadoras, criativas e faz parte de uma demanda que deve crescer ainda mais nos próximos anos. Já temos a primeira geração de jovens adultos que nasceram em um mundo digital, mas a necessidade do ensino tecnológico deve se aprofundar, popularizar e se intensificar fortemente na próxima década – veja nesta matéria mais sobre os Mesmo que ainda haja resquícios do ensino tradicional nas escolas brasileiras e que até mesmo um movimento saudosista que quer trazer ao ensino atual bases mais conservadoras, as metodologias de ensino mais assertivas estão à disposição de alunos, pais, professores, escola e, enfim, de toda a comunidade. 

student1
student3
student6
student5
student4
student2